Comunicado e Nota de Esclarecimento aos profissionais da radiologia sobre a COVID-19

CORONAVÍRUS

As autoridades nacionais e internacionais de saúde oficializaram o estado de pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, circunstância que coloca os trabalhadores da saúde como peças fundamentais para o controle da situação. Neste momento, pedimos aos nossos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que estão na linha de frente e vigilantes nessa batalha, prudência e serenidade para lidar com o público contaminado e com os demais pacientes, que ainda carecem da nossa assistência.

Diante do quadro alarmante, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – CRTR 17ª Região – reforça a necessidade de os profissionais da Radiologia e a população seguirem à risca as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segue a orientação:

No atendimento, especialmente, a casos suspeitos e confirmados:

☢ Realizar higiene adequada das mãos, respeitando os cinco momentos de higienização:

1 – antes de contato com o paciente;
2 – antes da realização de procedimento;
3 – após risco de exposição a fluidos biológicos;
4 – após contato com o paciente;
5 – após contato com áreas próximas à pessoa, mesmo que não tenha tocado, cuidado direta ou indiretamente da pessoa.

☢ Além dos Equipamentos de Proteção individual (EPIs) relacionados à exposição à radiação, o profissional da Radiologia, em contato com casos suspeitos ou confirmados, deve usar: protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental/ jaleco, máscara N95 ou equivalente – não havendo disponibilidade, é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.

☢ Realize a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e pelos profissionais;

☢ Troque o aperto de mão, os abraços e beijos para uma saudação à distância. Não é falta de educação, apenas uma cultura preventiva e humanizada.

☢ Cuidados com os EPIs.

Enquanto estiver em uso, evite tocar em máscaras; remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova sempre por trás); após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara ou luvas usadas, deve-se realizar a higiene das mãos; substitua as máscaras usadas por uma nova máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida; não reutilize máscaras ou luvas descartáveis.

Atenção: não se deve circular pelo serviço de saúde utilizando os EPIs. Estes devem ser imediatamente removidos após a saída do ambiente controlado.

Desde o primeiro atendimento, a pessoa com suspeita de novo coronavírus deve utilizar máscara cirúrgica.

Vale destacar ainda que, de acordo com a OMS, os idosos são mais suscetíveis à infecção do coronavírus. Entram no grupo de risco também as pessoas com pressão sanguínea alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer e diabetes. A automedicação não é uma estratégia viável para combater o vírus.

Acima de tudo, o CRTR 17ª Região tem plena confiança de que os profissionais técnicos e tecnólogos, mais uma vez, farão enorme diferença no combate à pandemia. Colocamo-nos à disposição das instituições e autoridades nacionais para auxiliar no enfrentamento dessa crise mundial, com a certeza de que a prevenção é nossa principal ferramenta.

E parabéns a todos os profissionais da saúde que merecem todo o nosso respeito e gratidão por estarem na linha de frente dessa batalha.

 


COMUNICADO

EM RESPEITO ÀS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS TANTO PELO GOVERNO FEDERAL QUANTO PELOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAI, A FIM DE EVITAR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) ENTRE A POPULAÇÃO EM GERAL.

DIANTE DESSE CENÁRIO, A DELEGACIA REGIONAL DE TERESINA/PI (CRTR 17a REGIÃO MA/PI) SUSPENDERÁ SEU ATENDIMENTO PRESENCIAL POR 15 DIAS, A PARTIR DO DIA 24 DE MARÇO ATÉ O DIA 24 DE ABRIL DE 2020, PODENDO SER PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO DEPENDENDO DA SITUAÇÃO.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE NOSSOS CONTATOS ABAIXO:

Fone: (86) 3221-2698

Email: delteresina@crtr17.gov.br

whatsapp: (98) 98608-0926

COMUNICADO

EM RESPEITO ÀS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS TANTO PELO GOVERNO FEDERAL QUANTO PELOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, A FIM DE EVITAR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) ENTRE A POPULAÇÃO EM GERAL.

DIANTE DESSE CENÁRIO, O CRTR 17a REGIÃO SUSPENDERÁ SEU ATENDIMENTO DE FORMA PRESENCIAL DO DIA 24 DE MARÇO A 24 DE ABRIL, PODENDO SER PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO.

OS SERVIÇOS DE NEGOCIAÇÃO DE ANUIDADE, EMISSÃO DE CERTIDÃO DE REGULARIDADE, BEM COMO OUTROS SERVIÇOS, PODERÃO TAMBÉM SER REALIZADOS POR E-MAIL E TELEFONES (HOME OFFICE).

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE NOSSOS CONTATOS ABAIXO:

Whatsapp: (98) 3221-0016

Fonte: (98) 98608-0926

E-mails: atendimento@crtr17.gov.br

informatica@crtr17.gov.br

secretaria@crtr17.gov.br

fiscalização@crtr17.gov.br

 

Clique para Download – Nota de Esclarecimento aos profissionais da radiologia sobre a COVID